A Vida e o Amor (Fev 2010)

ZEN ENERGY | FEVEREIRO 2010
A Vida e o Amor - Companheiros Inseparáveis

A realidade que rodeia o ser humano depende da sua própria perspetiva. Se pararmos e olharmos à nossa volta, observamos a forma como tudo se desenrola!

Em cada manhã, a maior parte do ser humano repete a mesma postura, os mesmos hábitos e comportamentos... em cada manhã baseados em associações de experiências vividas, criamos o nosso universo, as nossas possibilidades, capacidades e oportunidades!
De acordo com o que acreditamos, assim é a nossa 'estrada' da vida! POr mais fácil que seja entender toda a teoria que envolve a mudança e o percurso necessário ao bem-estar do ser humano, torna-se complicado, para muitos, colocar em prática o que à partida já tem conhecimento!

Vida: uma escola de aprendizagem
Vejo a vida como uma escola - uma escola de aprendizagem e crescimento pessoal e espiritual. Acredit que cada um de nós escolheu a sua própria 'especialização' e todas as condições para tornar possível esta aprendizagem!
A sua missão terrena é encontrar-se consigo mesmo... é perceber que o poder está em si, e que o seu maior propósito é aceitar-se por inteiro! É a tomada de consciência que a vida é a única forma de manifestar a essência do ser no seu sentido mais primário. Dentro dos seus limites e condicionalismos, a vida terrena, é na verdade a escola onde o ser humano pode crescer e ascender à vibração do amor.

Você é o seu próprio criador
Naquilo que sente, naquilo que faz, naquilo que projeta, naquilo que pensa, tudo se inicia em si ... e também termina em si - já pensou nisso? Já viu as coisas desta forma? Afinal de contas é você o seu próprio criador, pois tem o poder sobre si mesmo ... 

Sabendo tudo isto, porque é que não temos coragem de dar o passo que já sabemos que pode contribuir para o nosso bem-estar?

» Temos medo do desconhecido
Habituamo-nos à zona de conforto - tudo se torna mais fácil e confortável quando se trata de algo que já conhecemos - temos medo do desconhecido!

» Não assumimos a responsabilidade total
Transportamos registos e memórias de outras vidas e de infância que nos ajudam a ignorar - aprendemos a culpar os outros e o exterior por tudo o que nos incomoda, omitindo na nossa vida consciente a importância que esses registos e memórias tem para a nossa aprendizagem e crescimetno pessoal.

» Somos prisioneiros de nós mesmos
Crescemos numa sociedade que nos impõe regras, valores e hábitos que acredtiamos serem os mais corretos. Ao longo da vida perdemos a capacidade de reinventar, ou criar algo novo! Sem nos apercebermos disso, estamos a alimentar o sistema que também apontamos como culpado.

Na verdade, a maior dificuldade do ser humano em dar o passo, encontra-s na incapacidade de sentir o amor! O amor pelo mundo, pelos outros e pela vida, mas acima de tudo e o mais importante - o amor por nós mesmos!

Amor: Alicerce da Vida e Felicidade
Numa altura em que procuramos respostas e nos atrevemos a iniciar um caminho de descoberta interior, torna-se necessário evidenciar a importância de da essência básica da vida - o Amor! Desde o primeiro suspiro, mesmo antes de conhecermos o mundo, ainda na barriga da nossa mãe, somos elevados a uma vibração sublime e perfeita.

Independentemente do que a mãe possa sentir, acredito que o próprio corpo desenvolve capacidades ligadas à perfeição e organização sábia da vida, tornando possível a criação do ser. Seguindo padrões e referências através de associações, o ser humano desenvolve a sua vida através das suas vivências e experiências nos relacionamentos.

Como um ciclo estruturado e previamente criado, a vida desenvolve-se como uma roda. Desdeo inicio da sua existência - mesmo ainda na barriga da mãe - o relacionamento é a ferramenta essencial na concretização da vida. Relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia. Nas mais diversas àreas da vida, tudo encontra o seu sentido através do relacionamento. Apesar do primeiro ser conosco próprios, ao longo da vida ensinam-nos a relacionar e a dar cada vez mais importância ao relacionamento com o exterior, que apesar de ser necessário torna-se o 'calcanhar de aquiles' no processo de crescimento e reencontro da paz interior tão desejada!

Construa o Amor dentro de si!

Já percebeu que a única pessoa que vai estar consigo a vida inteira, quer queira ou não, é você mesmo?
Ao tomar consciência que a sua perspetiva na vida é completamente diferente de todos os que o rodeiam, consegue aceitar mais facilmente  comportamento do próximo!

Ao perceber que avida só existe porque você existe, faz com que centre cada vez mais em si. òdios, raivas, desentendimentos, estão na base dessa inconsciência - passamos a vida a achar e a desejar que o nosso ponto de vista poderá ser alcançado pelo próximo. Por mais entendimento que exista entre dois seres, JAMAIS alguém vai olhar a vida como você olha!

Centre-se em si e trabalhe para si, pois tudo o resto acontecerá naturalmente de acordo com a sua consciência. Ame-se! Não acredita nisso? Não sente isso? Atue... pois ao atuar a memória celular vai ajudá-lo nesse sentido. Experimente visualizar uma cena que o preocupe, feche os olhos, inspire pelo nariz e expire pela boca, relaxe e sina as emções que fazem parte da cena em questão. Ao mesmo tempo, sem abrir os olhos, faça aquele sorriso de orelha a orelha, movendo apenas os musculos do rosto e mantenha-se assim... que sente?... percebeu a diferença na emoção? ... a cena não lhe parece mais simples?

Isto acontece porque a mente funciona por estímulos e associações. Ao esboçar um sorriso - mexendo apenas os musculos do rosto - as instruções que chegam ao cérebro é que aquele movimento está associado a um momento de felicidade e bem-estar, fazendo com que a vibração, ou emoção sentida altere. Na vida devemos tomar eata postura - contrariar! Pois, se continuamos a fazer o que sempre fizémos, vamos ter o que sempre tivémos.

Trabalhe o poder emocional
No seguimento deste exercicio, pode trabalhar o poder emocional que os outros exercem sobre si - imaginando essa pessoa ou pessoas de várias formas ridiculas ou engraçadas, como por exemplo, imaginar a pessoa pintada às bolinhas, sentada na sanita, congelada, ou a diminuir, são apenas alguns exemplos que lhe poderão ser úteis para criar condições para ver a solução ao problema! Ao perceber o controlo que tem sobre a sua mente, vai ajudá-lo a iniciar uma caminhada na transformação do que sente por si mesmo! Ao proteger-se, ao criar esta postura, vai permitir ao seu EU mais profundo, manifestar a sua verdadeira essência, pois está a construir o amor dentro de si!

Lembre-se que:
«O amor e a vida são companheiros inseparáveis, não podem existir um sem o outro! O que falta na consciência da vida está presente na essência do amor»!

A roda da vida

Porque sofremos?
Porque criamos expetativas e ilusões?
Porque transportamos problemas e situações que não nos dizem respeito?
Porque cimentamos a ideia de que é impossível a concretização de sonhos e vontades?

Todas estas respostas poderão ser encontradas quando percebemos a verdadeira importância da tomada de consciência do amor.
Através da roda da vida, conseguimos perceber as diversas àreas que podem implicar o uso dessa maravilhosa vibração. Conseguimos perceber que se usarmos o amor em todas elas, vamos sentir-nos realizados e preenchidos. O sucesso da vida depende dessa consciência!

Observe a figura seguinte:

Como fazer para garantir o sucesso na roda da vida?
Reflita:
» Já se apercebeu que é um ser único na terra?
» Já se apercebeu que tudo o que viveu na sua infância, no seu crescimento, desde sensações, emoções, traumas, etc., foram apenas vividos por si? Mesmo que existam situações aparentemente semelhantes, nunca niguém vai sentir o que sentiu, ou viver o que viveu - pois não tem o seu corpo, os seus olhos e os seus sentidos!
» Já se apercebeu que a procura do Amor deve-se ao fato de não se amar a si mesmo?! Pis quando se ama verdadeiramente, não se procura, já faz parte!

Precisamos de uma vez por todas encher-nos de coragem e asumir que o primeiro passo a dar é sentir amor por nós próprios!
- Como posso desejar que alguém me ame, se eu próprio não o faço?
- Como posso desejar que alguém me respeite, se eu próprio não o pratico?

Sem comentários:

Enviar um comentário