A consciência do Eu Superior (Nov 2010)

ZEN ENERGY | NOVEMBRO 2010
A consciência do Eu Superior

Consciência do Eu Divino
Quando era pequeno queria desesperadamente conhecer Deus. Questionava tudo o que a vida me permitia presenciar e viver. Questionava a forma como a natureza se manifestava, e tudo o que fazia parte dela. Questionava sobretudo a razão pelo qual me encontrava na minha família e afinal de contas quem era eu! Todos os momentos eram importantes para mim. Parecia que vivia em estado alerta constante, em que observar e analisar era a minha tarefa principal. Procurava respostas nas coisas simples da vida. Procurava a manifestação de Deus na Terra, nos animais, nas emoções e nas histórias fantásticas de final de tarde contadas pela minha avó materna. Desenvolvi a capacidade de acreditar que falava com os animais e com tudo o que manifestasse vida. No regresso a casa, deitava-me debaixo das alfarrobeiras e simplesmente respirava, ouvindo o meu interior a manifestar paz. De olhos fechados, procurava entender a forma como Deus se poderia manifestar em mim e em tudo o que sentia à minha volta. Surpreendia-me emocionado sempre que abria os olhos e me encontrava rodeado de animais que respondiam ao meu chamamento inconsciente. Nas trovoadas daqueles invernos rigorosos, sentia-me ligado aos relâmpagos. Fugia para um ponto alto para poder observá-los, ao mesmo tempo que sentia uma mistura de medo, respeito e energia intensa que percorria todo o meu corpo, chegando mesmo às lágrimas pela forte sensação de uma estranha conexão! Deus estaria a falar comigo? A minha avó dizia com muito medo, que as trovoadas eram ‘raspanetes’ de Deus. Sentia-me pequenino e ao mesmo tempo preenchido! Estaria eu perto de Deus? Ou estaria eu a manifestar Deus? E respondia a mim mesmo ‘Não é possível eu manifestar Deus, é demasiado grandioso para manifestá-lo’…e continuava procurando…esse Deus grandioso e inatingível.

A divindade encontra-se dentro de nós
Acredite ou não, dentro de si existe uma parte que é Divina. Uma parte que coordena e toma a rédea de todo o seu processo evolutivo. Uma parte que se esforça por se manifestar e simplesmente é ignorada pelos medos, receios e hábitos. Talvez tenha ouvido uma voz interna a avisar-lhe dos passos que deve dar na sua vida, ou a ‘consciência’ a avisá-lo da melhor acção a tomar. É nestes momentos que o Eu Superior se manifesta.

Cada um de nós está dividido em três eus: (1) Eu Inferior - que corresponde ao Ego, a parte do eu que está ligada ao mundo e aos prazeres naturais do ser humano. O Ego poderá ajudar-nos a prosperar, e o mesmo tempo pode sabotar-nos. (2) Eu Médio – que corresponde ao Eu intermédio, aquele que permite a transformação do Ser. A ponte entre a ‘escuridão e a luz’ (3) Eu Superior – o nível mais alto da consciência, a divindade atenta e sábia. A ligação a todo o processo individual cósmico, a fonte. O Eu Superior é Deus. Não aquele Deus de barbas brancas espreitando entre as nuvens, como criámos na nossa mente infantil. Não é um espírito nem entidade que desce sobre o nosso corpo e a nossa mente. É algo mais simples e verdadeiro. Na verdade, trata-se de um Deus que sempre existiu dentro de nós! Nós é que não lhe ligámos, nem estávamos dispostos a encontrá-lo. Eu já encontrei o meu, ou até poderia dizer que, permiti que ele me encontrasse!

Meditação, uma ponte para o conhecimento do Eu
Quando senti necessidade de entender o que sentia quando tocava nas pessoas, percebi que o caminho seria o esvaziar a mente e arranjar espaço para estabelecer ligações internas entre as emoções e os pensamentos. Obriguei-me a parar e a olhar para dentro. Obriguei-me a fazer o mesmo que fazia quando pequeno, observar apenas o meu corpo a funcionar. Não queria voltar a sentir e a viver o que me levou à cama durante 40 dias quando novo. Insisti e ao fim de alguns dias consegui finalmente aproximar-me de uma sensação plena de paz que me permitia observar a própria respiração. Inspirando pelo nariz e expirando pela boca eu estava finalmente a estabelecer uma ligação consciente com o meu Eu Interno. Percebi finalmente que a Meditação, algo que eu tentava fazer, só fazia sentido após trabalhar a respiração convenientemente. Iniciei uma rotina diária que lentamente me levou à consciência de que me tornaria mais seguro e mais tranquilo se praticasse cada vez mais. Acredito que da mesma forma que aconteceu comigo, pode acontecer consigo - 10 minutos de manhã e 10 minutos à noite, adormecer a respirar, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, ao fim de cinco dias sentirá diferenças no seu estado interno.

Hoje sei que a meditação é na verdade o método que nos leva à consciência a necessidade do alimento diário. Mas antes, deverá insistir na respiração apenas. Só através da mesma é que conseguirá desenvolver capacidades para meditar. Foi extraordinário descobrir a forma como alcançar a paz, ou como costumo chamar-lhe, ‘sensação orgásmica’, e mais do que isso, perceber que sempre que desejar ela estará ao meu alcance! Ao longo destes três anos de trabalho ainda se torna mais gratificante sentir que, a cada passo que damos no desenvolvimento da ligação ao nosso EU Superior, mais existe a experienciar e a sentir!

Ao descobrir a ponte que o levará ao seu Eu Superior, reencontrando-o, jamais se esquecerá ou voltará ao estado anterior! Ao sentir a conexão e a Divina Presença Eu Sou, na sua própria manifestação, como resultado desse encontro e de todo um trabalho consciente, a sua vida melhorará e tornar-se-á finalmente aprendiz de si mesmo!

Exercício – Reencontro com o Eu Superior

Coloque-se confortavelmente e inspire pelo nariz e expire pela boca. Após percorrer o seu corpo todo através da visualização e ao mesmo tempo que respira conscientemente, comece na inspiração a mentalizar a palavra ‘vazio’ e ao expirar ‘relaxo’. Após cerca de 4 minutos, usando os seus dedos médio e indicador dê pequenas pancadinhas seguidas e determinadas na zona da sua 3ª visão (centro da testa), até sentir uma espécie de confusão ou ‘nada’, aí pare e volte a respirar conscientemente apenas. Observe o seu corpo e experiencie o reencontro com o seu Eu Superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário