A Saúde ao alcance de todos (Jun 2010)

ZEN ENERGY | JUNHO 2010
A Saúde ao alcance de todos

Hoje em dia, o Ser Humano já sabe que desequilíbrio, ou doença é resultado de uma gestão ineficaz no que diz respeito ao aspecto físico, mental, emocional e espiritual.

Já sabemos que na doença, não só influenciam os factores físicos, como tudo o que faz parte do Ser Humano.
Procuramos um médico, ou alguém que nos trate quando temos um sintoma físico de algum desequilíbrio, e não nos damos conta que o inicio de tudo provém do campo emocional, espiritual e mental.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1947, declarou como definição para a saúde: ‘A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, emocional, social e não apenas a ausência de uma doença ou desequilíbrio.’

Acredito que esse seja o grande objectivo para este século – encarar as coisas pelo lado positivo, e descobrir cada vez mais o que faz parte do Ser. Leia de novo: ‘A Saúde é um estado de completo Bem-Estar Físico, Mental, Emocional, Social e não apenas a ausência de uma doença ou desequilíbrio’.

Muito já se tentou. A procura pela vida eterna já deu os seus frutos – já todos sabemos o que nos espera! Continuamos focados na morte e na doença em vez de nos focalizarmos na Vida.
Segundo as estatísticas, a causa da maioria das mortes serão derivadas de problemas cardiovasculares, Sida, além do Cancro que continua a sua expansão.
Mas na realidade, a maior causa da morte dos Seres Humanos nos próximos anos será sem dúvida a Depressão – considerada a Doença da Alma!

No entanto, tudo têm uma razão lógica na vida – não existiria necessidade de realizarmos esta ‘travessia’ se não existissem tarefas por terminar, e objectivos de consciência para alcançar.

Nos tempos que se avizinham o homem conhecerá finalmente uma forma de conquistar a Saúde por completo. Apesar de alguns esforços em construir robots, máquinas que substituem determinados órgãos no corpo humano, e se acreditar que daqui por uns anos o índice médio de vida ultrapassará seguramente os 100 anos, acredito que a verdadeira descoberta vai ser ainda mais profunda e verdadeira – o Poder Divino em cada um de nós!

Para compreendermos e aceitarmos as condições a que nos propomos ao escolher viver na Terra, devemos analisar e ter em conta o Ser Humano como um todo e observá-lo no seu conjunto. Na evolução Divina não existe sexo ou condicionalismos físicos. Acredito que somos apenas centelhas, ou partes de um ‘Grande Sol,’- a que podemos chamar Universo, com um único objectivo – SER!

A manifestação do Feminino, representa a condição necessária à concretização e manifestação do Masculino, e vice-versa. A Organização Divina e a Sincronia, a que vulgarmente chamamos de ‘coincidências’ só é possível na existência destes dois pólos, conhecidos pela cultura oriental de Yin e Yang:
- valorizamos o sorriso porque um dia sentimos a tristeza!
- valorizamos a determinação, porque conhecemos a inércia!

O Ser Humano e tudo o que faz parte da vida, manifesta-se numa dualidade quase sempre paralela. A verdadeira aprendizagem acontece quando percebemos que devemos unir estes dois pólos, aceitando a sua ordem natural, como parte de uma Sabedoria Superior que se sobrepõe a todos nós. Algo que se manifesta no silêncio e que torna possível a existência da vida e de todo este processo engenhoso e perfeito - a Energia Universal!

Energia Universal
Enquanto a tecnologia e a ciência avança, o campo das Terapias Complementares/Alternativas, ganha cada vez mais projecção - Acupunctura, Massagens, Homeopatia, Naturopatia, dia após dia, parece que nos aproximamos de uma verdade mais completa, no que diz respeito à conservação da Saúde no Ser Humano.  

Somos Energia. Somos centelhas de Luz ‘desprendidas’ do cosmos, no seu trajecto único e verdadeiro de Cura e Evolução Divina.
Somos Seres Espirituais oriundos de uma dimensão perfeita e divina a que chamamos Universo ou Deus.

Tive a oportunidade de estudar e conhecer alguns Mestres na área alternativa, e percebi que muito existe a descobrir ainda.
Parece que cada caminho que tomava me levava a uma verdade, que poderia usar para tratar ou ajudar o Ser Humano a trabalhar a sua Cura. Mas percebia rapidamente que algo era colocado de parte desde o inicio. Aliás, era-lhe dado uma importância reduzida, como se tratasse de algo óbvio e certo – refiro-me à Energia Universal – que na minha perspectiva se encontra na base da vida, e como podemos perceber, começa agora a ser falada com mais frequência.
Felizmente a Mente Humana encontra-se num período de abertura e descoberta, facilitando a evolução e o próprio Reencontro Interior.
Civilizações mais antigas, como os Maias, os Egípcios, os Celtas, já conheciam tudo o que o homem actual está a redescobrir.
Vários nomes surgiram, derivados de muitas diferentes formas de abordagem, mas na verdade tudo vai dar ao mesmo.
Na verdade ‘Energia Universal’ - o termo mais conhecido no Ocidente - é a Vida, é tudo o que possibilita esta fantástica sincronia entre tudo o que nos rodeia.
Energia é na verdade a essência, o fluxo que corre em cada um de nós, através de Meridianos (canais de energia), que provém do sol, da terra, dos alimentos e sobretudo da respiração.
Quando esse fluxo se altera, ou é prejudicado, durante algum tempo de uma forma repetitiva, leva ao desequilíbrio, e à doença.

Quais as causas do desequilíbrio energético?
- Stress
- Depressão
- Medicação excessiva
- Alimentação incorrecta
- Falta de exercício físico
- Falta de Amor-Próprio

Entre muitas outras, estas são algumas das causas do desequilíbrio energético no Ser Humano.
Na verdade, todas a s Terapias Holísticas tratam do reequilíbrio da circulação energética. No Shiatsu, por exemplo, tenta-se reequilibrar o fluxo energético através de pressões, alongamentos e massagem. Na Acupunctura, usando muitos dos mesmos pontos, numa amplitude mais reduzida, usamos as agulhas para estimular, acelerar, ou harmonizar esse mesmo fluxo energético. O calor, e todas as outras terapias – como massagem, ou outras que usam o toque terapêutico, têm o mesmo objectivo final – Harmonizar o fluxo energético no Ser Humano.
Na época que atravessamos, parece ter existido um ‘Boom’ de terapias e várias formas de chegar à cura. Desde o Reiki, a todas as terapias holísticas tudo parece fazer sentido. Na verdade, e a base de todo o meu trabalho, todas elas se complementam, e todas fazem falta ao ser humano.
Mas existe algo importante a ter em conta – no que diz respeito ao percurso na Cura - é necessário ter consciência, como terapeuta, que sem querer, de uma forma quase inconsciente, podemos cair na armadilha em apresentar saídas, ou soluções que não passam apenas de mais um desvio, e afastamento à responsabilização e consciência do trabalho que a pessoa deve realizar.
Mesmo que cada terapia nos mostre a cura, esta irá ser efémera, enquanto não tivermos compreendido a razão da vida e da própria energia, no fundo, tudo se resume ao Auto Conhecimento de Si Mesmo, e ao assumir o papel principal nesta passagem terrena.

Cura Pessoal
O caminho para a Cura Pessoal é traçado por cada indivíduo.
Sem nos apercebermos, escolhemos exactamente o trilho que nos leva à nossa própria cura.
Quando falo em Cura Pessoal, refiro-me à Missão Pessoal de cada um. Acredito que viemos a esta aprendizagem terrena com o objectivo de nos reencontrarmos e atingirmos a consciência plena do que nos propusemos aquando a decisão do regresso. Como quando um amigo nos pede um conselho, e temos capacidade de aconselhar de uma forma clara e aparentemente ‘certa’, assim acontece quando somos ‘convidados’ a observar o que andámos a fazer na última passagem pela Mãe Terra. E aí, decidimos um trajecto, uma tarefa, que nos ajude na ascensão à ao nosso Eu Divino Pessoal. Ao tomarmos consciência deste aspecto, facilmente chegamos à conclusão que existe um trabalho terreno, com o qual nos comprometemos, e ao qual não podemos fugir!
Através da minha experiência pessoal, percebi que o primeiro passo é o Auto Conhecimento. Apesar de Seres Espirituais que somos, neste momento estamos na Terra, como Seres Terrenos. O reconhecimento e a consciência deste estado, limitado e condicionado, é importante, senão o decisivo na conquista da paz e tranquilidade interior. Além de evitar a dispersão, promove a responsabilização das tarefas escolhidas, ajudando na eliminação das culpas, muitas vezes incutida pela igreja ou linhas espirituais fundamentalistas, e ainda, a existência da sobriedade em relação à espiritualidade!
Este passo de auto conhecimento deve ser realizado com ferramentas e pessoas, com as quais nos sentimos bem e confiantes. É muito fácil sair do trajecto original, e facilmente apontar o dedo e culpabilizar o que é exterior a nós. O marido, o filho, o sistema, a mãe, a avó, etc - tudo pode servir de alvo enquanto não alcançarmos a consciência que a única pessoa responsável pela felicidade somos nós mesmos.
Na procura da Cura, o universo do homem desenvolveu-se de uma forma rápida e por vezes pouco esclarecedora. Devemos ter em conta que ninguém cura ninguém!
Nem mesmo Jesus, o grande Mestre dos Mestres, curava. O que Ele fazia na realidade era ajudar o Ser Humano a criar condições para que se curar a si mesmo!
Não faz sentido, ser alguém exterior a nós tratar do que escolhemos viver! Afinal de contas cada um tem o seu trilho e a sua tarefa.

Alguns aspectos a ter em conta na caminhada consciente da Cura Pessoal:
» Desapego
(tudo o que é exterior não nos pertence – transmutação do Ter em Ser!)
» Perdão / Aceitação
(consciência do nascimento, e da importância dos registos da infância)
» Compaixão
(capacidade de olhar nos olhos e aceitar o próximo como um semelhante caminhante na mesma estrada da vida – perceber que a minha perspectiva nunca será igual à dele)
» Amor Incondicional
(semelhante ao anterior, mas numa plenitude superior e mais sublime)
» Humildade
(o nosso papel na vida é sermos aprendizes de nós mesmos, isso abre-nos a mente e o coração para o conhecimento e uso de inteligência)
» Compromisso
(consciência que quer queiramos ou não, o trajecto será realizado)
» Consciência do Ser Espiritual – ligação com o Eu Divino
(acreditar que somos espirituais, dá-nos um sentido e uma esperança)
Exercício de Auto Cura e limpeza:

Coloque-se numa posição confortável. Com os pés bem assentes no chão, e as mãos em posição de receber (palmas para cima). Comece por inspirar lentamente pelo nariz e expirar pela boca, concentrando-se no título deste exercício - exercício de limpeza!

Agora, a cada inspiração sinta o ar a fluir em seu corpo, e, quando se sentir relaxado, vizualise um cálice por cima de sua cabeça.

Dentro desse cálice existe uma luz em estado líquido, imagine-a da cor que preferir. É uma luz ligada ao divino, que tem o poder de limpar todo o seu corpo, de tudo o que o incomoda, atraindo a cura, e o bem estar ao seu corpo.

Visualize agora esse cálice a derramar sobre o alto da sua cabeça (chakra coronário), essa luz poderosa, de uma forma tranquila e serena!

Lentamente, deixe-se envolver por essa luz, que percorre o seu interior, envolvendo os seus orgãos internos, e todos os seus músculos.

Agora, após estar completamente envolvido pela sua luz, sinta a saírem dos seus pés raízes, que perfuram a terra mãe!

Acabou de criar um circuito de limpeza.

Relaxado, tranquilo, centre-se no seu cérebro, e identifique cada pensamento, imagem menos positiva, e deixe que essa luz a absorva lentamente, encaminhando em direcção à terra que tem o poder de transmutar. Pouco a pouco, deixe que imagens positivas, de felicidade e bem-estar invadam o seu cérebro, e permaneçam!

Da mesma forma, centre-se no seu coração - identifique todas as emoções menos positivas, como a raiva, o ciúme, a tristeza, frustração, e deixe que a luz absorva, enviando para a terra!

Veja o seu coração cada vez mais limpo, mais leve, e mais saudável - apenas reinando alegria, felicidade e muito amor!

Após sentir que o exercício foi completo, visualize a luz a 'cortar' as raízes, fazendo com que estas penetrem na terra, levando com elas tudo o que o incomodava.

Sente-se mais leve, mais tranquilo?
Sente que produziu efeito?
Repita este exercício durante 7 dias seguidos!

Dúvidas? Questões?
Escreva-me para jcaeiro@live.com.pt

Abraço de luz

JC

Sem comentários:

Enviar um comentário