Relacionamentos - a engrenagem da evolução humana (Fev 2011)

ZEN ENERGY | FEVEREIRO 2011
Relacionamentos - a engrenagem da evolução humana

Algures num espaço divino intemporal, uma centelha se transforma dando o seu primeiro passo em mais uma aventura de auto consciência e reconstrução da sua própria essência.
Através de um mecanismo engenhoso e sábio, dá então inicio à maior engrenagem da sua existência, o maior de todos os seus desafios – relacionar-se consigo mesma!

Relacionamentos – a engrenagem da evolução humana
Ainda dentro da nossa morada maternal, recepcionamos toda a informação importante para a criação de toda uma conjuntura pessoal e única. E, de acordo com os registos de uma aprendizagem anterior, ou vida passada, estabelecemos ligações e activamos memórias de um tempo guardado em cada uma das células. Iniciando a partir daí, de uma forma inconsciente, um relacionamento único e completo com o nosso Eu Superior. Todo o ser humano apresenta uma estrutura comum, no que diz respeito à estrutura de base para a sua evolução. Todos procuramos paz, amor e felicidade, como se algo muito profundo e divino nos incentivasse nesse sentido. À medida que vamos crescendo vamos percebendo semelhanças e diferenças, entre todos os que se vão cruzando connosco. Percebemos que afinal, cada um observa, e sente a vida à sua maneira, de uma forma muito própria, tornando possível uma troca de conhecimento e experiências que completam a estrutura de cada um. Tudo se processa de uma forma aparentemente complexa, no entanto, na realidade toda a organização sábia da vida é muito simples. Foi-nos dado a possibilidade de conhecermos o sofrimento, para poder desejar a paz, foi-nos dado a possibilidade de conhecer a fome, para desejar o alimento, foi-nos dado a possibilidade de conhecer a escuridão para desejarmos a luz. Na diferença e nos opostos encontramos o equilíbrio. Dentro da semelhança que nos une, como seres em evolução, procuramos inconscientemente na diferença a parte que nos falta para completarmos o puzzle pessoal e único. Através dos relacionamentos é-nos dado a possibilidade de resgatarmos essa possibilidade. 

Cada relacionamento é uma ferramenta de crescimento
Aprendi a observar todos os relacionamentos como uma ferramenta de crescimento. Aprendi a ser grato por todo o relacionamento que estabelecia, pois sabia que independentemente do seu sentido ou resultado seria uma fantástica oportunidade de crescimento. Ao encarar os relacionamentos desta forma, ajudou-me a tornar naquilo que acredito levar o ser humano ao equilíbrio – aprendiz de mim mesmo! Só assim conseguiremos desenvolver a capacidade em amar incondicionalmente. Só assim conseguiremos aprender a não julgar. Só assim aprenderemos a respeitar o próximo e a vida, tornando a caminhada muito mais fácil, consciente e plena. Espelhamos a nossa própria essência, atraindo pessoas que, através do seu comportamento e atitude nos mostram o que temos que trabalhar em nós. Todos nós funcionamos emocionalmente de uma forma semelhante. Tudo depende da ligação entre a mente e o coração. As nossas células, enquanto vivas, possuem na sua memória profunda registos de trabalhos inacabados ou tarefas que nós próprios, no estado essência propusemos terminar. Registos que se tornam reais quando processados consciente ou inconscientemente pela mente, através de contactos ou reactivação de memórias energéticas, espirituais e emocionais. A evolução humana depende desta sincronia e ligação.

Reconciliação, Entendimento e Aceitação
Acredito que tudo se torna mais fácil a partir do momento em que confiamos e compreendemos perfeitamente o papel de cada um na nossa vida. Cada ser humano que nos aparece ou se cruza no caminho ao longo da vida, tem o seu papel a desempenhar, tem a sua deixa que nos permitirá seguir com o acto correspondente dando-nos oportunidade de seguir evoluindo como seres espirituais em crescimento. Seja, pai, mãe, irmão ou avó. Da mesma forma, e no sentido oposto, através do nosso crescimento, eles processam a sua própria evolução, tudo em simultâneo - somos mestres e aprendizes em simultâneo, nesta escola da vida. Para desenvolvermos um relacionamento saudável, devemos antes de tudo reconciliarmo-nos com a nossa Mãe e o nosso Pai. Independentemente do trabalho já realizado a nível de desenvolvimento pessoal. Experimente fechar os olhos e visualizar o seu pai ou a sua mãe a aproximar-se de si, e mentalmente repita três vezes: ‘Obrigado Mãe por me dares a oportunidade de experimentar a vida! Obrigado Mãe por me ensinares de acordo com a tua escola da vida! Quero dizer-te Mãe, que te amo e que finalmente entendo que é graças a ti que eu sou o que sou! Obrigado’

Faça este exercício para o pai também! Acredito que após algumas repetições deste exercício de reconciliação, a sua consciência interna, o seu Eu Superior soltar-se-á, permitindo-lhe uma relação mais próspera e consciente com a base que sustenta as ligações com a rede interna de emoções criadas ao longo da vida por si. Devemos antes de tudo aceitar a tarefa que um dia nós próprios escolhemos junto da família. Tomar consciência que apesar de existir um laço profundo e verdadeiro, talvez seja você, que está a ler este artigo, que está mais aberto e mais ‘crescido’ espiritualmente para entender que o passo deve ser seu! Foi isso que eu fiz e tenho feito!

A pirâmide dos relacionamentos:

Ligações conscientes e inconscientes
Ao tornar-me aprendiz de mim mesmo, percebi que a vida é apenas uma oportunidade de crescimento e renovação interna constante. Tudo se transforma e altera de acordo com o nosso próprio crescimento pessoal. Neste percurso fantástico de auto consciência senti necessidade de organizar tudo o que ia descobrindo dentro do meu universo pessoal, construindo uma pirâmide de Sefirás (ligações), nas diferentes áreas da minha vida. Uma dessas pirâmides foi a dos relacionamentos, que acredito poder ajudá-lo a entender o seu percurso e a orientá-lo na sua descoberta pessoal e única.

Interpretação da Pirâmide
Para interpretar a pirâmide estabeleça as ligações seguindo a sua própria consciência. Inicie a tarefa pelo – EU – seguindo as ligações laterais, com o Pai, (aspecto masculino) e Mãe (aspecto feminino), seguindo as ligações de cor lilás, até atingir o vértice da pirâmide (Eu Sou), numa primeira fase. Na segunda fase da sua leitura volte ao ponto de partida (Eu), e siga as orientações da linha azul mais clara, estabelecendo todas as ligações que a sua consciência e o seu coração lhe indicarem. Na terceira fase estabeleça as ligações a azul mais escuro. Na quarta fase estabeleça as ligações a laranja, seguida das ligações a amarelo. Por último estabeleça finalmente as ligações que realizou na primeira fase e tome nota das diferenças.

Objectivos da pirâmide: Ao estabelecer ligações, a sua mente, ao nível do inconsciente processa detalhes importantes no seu processo evolutivo. O objectivo é, não só estabelecer estas ligações mas identificar tudo o que necessita de trabalhar nas mais diversas áreas da sua vida referentes aos relacionamentos. Ao realizar este exercício, deve tomar nota à medida que estabelece as ligações desdobrando-as, como por exemplo: na ligação entre o meu Eu e o Divino identifico necessidade de trabalhar a ligação ao meu potencial interno. 

Para atingir a Compaixão, identifico necessidade de estabelecer ligações entre o meu Eu e a Terceira Visão, aumentando a clareza nos pensamentos, permitindo-me trabalhar a ligação à capacidade em aceitar e perdoar. Desta forma poderá criar uma infinidade de ligações e chegar a conclusões precisas sobre o seu processo evolutivo pessoal. Todas as ligações são possíveis, e de acordo com a sua evolução, atingirá uma clareza maior referente ao caminho na direcção do seu EU Superior.

Lembre-se:

Cada relacionamento, cada atitude, cada perspectiva, é apenas o reflexo do relacionamento consigo mesmo! Tudo começa e termina em si!

Sem comentários:

Enviar um comentário