Meditação - Um agente de Cura e Longevidade (Jul 2011)

ZEN ENERGY | JULHO 2011
Meditação | Um agente de Cura e Longevidade

Somos seres divinos e perfeitos. Sentimos, observamos, tocamos, falamos, ouvimos, e criamos. Nesta passagem terrena, onde todos somos professores e alunos em simultâneo, esquecemo-nos do potencial divino que habita em nós, dando origem a uma caminhada de redescoberta e retorno inconsciente à essência. A meditação é o caminho, a estrada, a orientação que nos permitirá a consciência em tempo real desse potencial.

Somos energia
Tudo o que o que vê, tudo o que sente, e até o processo que cria essa possibilidade, é energia. Cada célula, cada órgão, vibra numa determinada frequência energética. A sincronia perfeita que existe no funcionamento de todo corpo humano, é graças a essa frequência vibratória. Comandada pelo cérebro - o centro maior de todo o processamento, a vida acontece através de um mecanismo surpreendentemente sincronizado, entre o campo físico e o campo energético/espiritual. Tudo funciona de acordo com a lei universal da vida – simplesmente acontece! Como uma estação de rádio, tudo deve estar verdadeiramente sincronizado e alinhado. A memória existente em todas as nossas células, resultado de vivências, do próprio nascimento, da concepção, e de outras vidas, permite-nos estabelecer um determinado padrão de frequência vibratória adequado à nossa aprendizagem terrena e ao nosso processo individual. Como tudo o que conhecemos, a fluidez e o equilíbrio no acontecimento das coisas e da vida, depende da tranquilidade e da verdadeira sincronicidade existente em todo o processo. No momento em que essa sincronicidade se perde ou se confunde, aparece-nos o desequilíbrio ou doença, como alerta de algo que não se encontra alinhado. Torna-se por isso necessário restabelecer a frequência vibratória ideal para que a vida se manifeste em equilíbrio. É aí que entra a meditação. Se entendermos que tudo está inter-ligado e que faz parte de um todo, conseguimos tomar consciência da importância que é percebermos o funcionamento de todo o mecanismo magnífico que faz parte de nós.

Meditação
Como uma ferramenta milenar, a meditação existe desde que o homem identificou e tomou consciência do seu potencial interno e na forma como o poderia usar em seu benefício para contrariar um determinado estado de inquietação interna, ou necessidade de respostas. Meditar é basicamente um estado de tranquilidade e sintonia perfeita com a vida. Podemos meditar naturalmente, quando realizamos algo que amamos (plantar, andar a cavalo, pintar, escrever…), ou conscientemente, quando percebemos o verdadeiro potencial desta actividade. O nosso cérebro apenas processa uma coisa de cada vez. Somos o que pensamos, e disso não temos dúvidas. Tudo aquilo que a nossa mente processa é exactamente o que se manifesta. Apesar de nos encontrarmos num processo evolutivo individual e conjunto, apesar de a aprendizagem acontecer através da experiência e da vivência, em todo o seu processamento mental e emocional, começamos a entender que somos resultado de uma sociedade, de uma família e um determinado contexto social. Isso torna-nos mais responsáveis por nós próprios, criando a obrigação natural de fazermos o que tivermos de fazer para melhorar o estado em que nos encontramos. A mente controla tudo isso. Se parar e observar a sua mente, vai perceber que sempre estará a processar alguma coisa. A mente funciona apenas uma vez de cada vez, ou seja, quando pensou…já pensou! O primeiro passo para entendermos a mente e o seu funcionamento é criarmos o ponto de partida e percebermos que a única coisa que estamos a tentar gerir e trabalhar é o sentido, a direcção e o processamento, não a essência. Ao alcance de todo o ser humano, a meditação pode ser usada e desenvolvida de acordo com a pessoa e a sua situação específica. Naturalmente associamos meditação ao budismo, ao yoga, ou a práticas ancestrais orientais, no entanto, independentemente da formação, religião, linha espiritual, ou crenças, todo o ser humano pode desenvolver a prática da meditação. A única coisa que necessita é disciplina, acção, vontade e orientação inicial.

O caminho da paz
Todo o ser humano procura a paz. Consciente ou inconscientemente, a direcção de todo o ser humano é a tranquilidade e o bem-estar interior. Crescemos com a ideia deturpada que no ter conseguimos a satisfação plena. Aprendemos desde muito cedo a criar perspectivas baseadas em sonhos, ilusões e ideais que na maior parte das vezes são de todos menos nossos. Projectamos a nossa essência para algo que nos foi indicado como ‘o mais apropriado e aconselhável’, esquecendo-nos naturalmente do que realmente nos faz falta e que o verdadeiro poder de escolha, independentemente da consciência da sua existência, é sempre nosso! Se parar e observar o seu corpo, vai reparar que existe um mecanismo inteligente em funcionamento, sem a sua instrução consciente. Cada órgão, cada célula, cada parte do seu corpo, faz a sua parte, contribuindo para aquilo que conhece como vida. Experimente. Feche os seus olhos e sinta-se a observar-se por dentro. Observe apenas. Observe a sua respiração. Sinta-se uma pequena centelha de luz viajando dentro de si mesmo. Observando e tocando cada órgão interno, cada célula. Sorria ao mesmo tempo que o faz e deixe fluir. Repare na forma como tudo funciona. Repare como tudo é perfeito e verdadeiramente sincronizado. A transformação é constante. A vida, enquanto vida, simplesmente acontece e acompanha o ritmo contínuo e as condições que o seu habitáculo terreno lhes oferece. Além de todo o processo normal da vida, o nosso corpo oferece-nos através do todo, a possibilidade de cura e regeneração natural. Quando nos cortamos, ou sofremos um acidente, rapidamente é activado um processo de cura inteligente, e sem nos apercebermos cicatrizamo-nos e curamo-nos. Apesar de conscientemente não participarmos no processo, acontece simplesmente, como a própria vida.

O caminho da cura
Até aos 35/36 anos subimos a estrada da vida, começando a descê-la a partir dessa altura. Ou seja, começamos a envelhecer a partir daí. Os responsáveis por todo este processo são as glândulas existentes no nosso corpo. Uma delas, mais directamente ligada a este processo – a glândula pituitária – situada na região cerebral do hipotálamo. Esta glândula segrega uma hormona chamada de ‘somatotropina’, ou também conhecida como a hormona do crescimento. Directamente ligada ao desenvolvimento dos músculos, dos ossos e de todos os ligamentos, esta glândula funciona de acordo com a paz e naturalidade do ser. Através da meditação, quando alcançada a paz, estaremos a activar o funcionamento perfeito desta glândula, directamente ligada ao Chacra da Coroa (situado no alto da cabeça), permitindo então o retardamento do envelhecimento. Daí a aparência jovial constante nas pessoas que praticam meditação diária e regular. Muito existe para dizer sobre este assunto. Uma coisa é certa, este é o único momento em que pode agir e tomar a decisão de se tornar consciente em todo o seu processo de vida.

Exercício de cura
Adopte uma postura confortável. Assegure-se que ninguém o incomodará nos próximos minutos. Uma música tranquila, uma vela e um incenso poderão ajudar. Feche os olhos. Sorria. Faça o exercício que foi referido antes. Observando apenas o seu interior, sem alterar. Após alguns minutos, sinta a ligação à terra, seja através de raízes, ou de pequenos pontos de luz que surgem do coração da mãe terra em direcção ao seu corpo. Visualize o cordão de luz descendo do céu em direcção ao seu Chacra coronário (no alto da cabeça). Permita que esses pontos de luz e esse cordão entrem e façam parte de si. Ao nível do coração estabeleça a união entre o céu e a terra, e concentre-se apenas a partir deste momento apenas no seu coração. Deixe o seu coração transbordar, sinta o amor e a paz. Neste momento, comece a respiração consciente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Deixe o seu coração projectar um feixe de luz para o universo, para o mundo, e para todos os corações que conhece, em paz e amor. Sorria sempre durante todo o processo e entregue-se! Faça-o todos os dias pela manhã, e perceberá que está a trabalhar na cura do seu ser e ao mesmo tempo do mundo e de todos os que ama. Procure um local, um mentor que o oriente neste percurso, se existirem dificuldades.

Sem comentários:

Enviar um comentário